GEP-inPsi participa de webinar da Associação Internacional de Psicologia Escolar com psicólogos da Bélgica e da Nova Zelândia
As doutorandas do GEP-inPsi Letícia Martins, Laís de Castro e Laura Lorenzetti apresentaram um trabalho acadêmico no dia 25 de janeiro de 2022, durante o primeiro Webinar da iniciativa denominada “Series of School Psychology Students’ Team Presententions”. O evento foi organizado pelo Comitê de membros e networking da International School Psychology Association (ISPA, que significa Associação Internacional de Psicologia Escolar em inglês) em conjunto ao “ISPA’s School Psychology Trainers Taks Force”.
Essa série de encontros é uma das ações desenvolvidas pelo Comitê, coordenados pelas psicólogas Danai Athanasiou e Carrie Lorig, que tem como objetivo proporcionar a psicólogas(os) escolares em formação a oportunidade de apresentar e conhecer tópicos relevantes sobre o sistema educacional de cada país, bem como as práticas da Psicologia Escolar desenvolvidas em nesses contextos específicos.
Projeto ECOAR foi tema da apresentação do GEP-inPsi em evento da ISPA
Nesse primeiro encontro organizado pela ISPA, a equipe do GEP-inPsi esteve presente para abordar o contexto educacional brasileiro e a proposta de trabalho do Projeto ECOAR – Espaço de Convivência Ação e Reflexão – com a apresentação intitulada “School Psychology’s challenges in the context of the Brazilian public elementary school”. Além do Brasil, também participaram representantes da Bélgica e da Nova Zelândia. O Webinar contou com a presença de aproximadamente 120 estudantes e profissionais de sete países diferentes.
“Nosso trabalho se baseia em dois pilares: ações preventivas e monitoramento do desenvolvimento infantil. Tais medidas devem ser implementadas coletivamente nos espaços sociais da escola, junto à família, professores, estudantes, comunidade e demais envolvidos.”
– Laura Lorenzetti, doutoranda GEP-inPsi
A participação em encontros internacionais como esse da ISPA é um dos objetivos do GEP-inPsi para a cooperação internacional entre grupos de pesquisa, bem como para o aprimoramento da atuação em Psicologia Escolar no Brasil. Conhecer diferentes contextos em que a Psicologia Escolar já é uma realidade consolidada também contribui no conhecimento de estratégias para a efetiva implementação da Lei 13.935/19 que dispõe sobre a inserção de profissionais de Psicologia e Serviço Social na educação básica brasileira.